blog com muitas inovacoes e curiosidades em tecnologia no mundo !!!

Tecnologia reduz em oito minutos o tempo da ponte aérea Rio-SP

Tecnologia reduz em oito minutos o tempo da ponte aérea Rio-SP

Novo sistema de navegação permite pousos e decolagens com tempo ruim.
Aeroporto Santos Dumont é o primeiro do Brasil a testar a novidade.

A partir desta segunda-feira (2), Rio e São Paulo estão mais próximos. Os voos entre as duas maiores cidades do Brasil vão ficar oito minutos mais curtos graças a um novo sistema de navegação – que permite também pousos e decolagens mesmo com o tempo ruim...


O Aeroporto Santos Dumont é o primeiro do Brasil a testar a nova tecnologia.
Normalmente os aviões se orientam por equipamentos em terra que ajudam os pilotos a pousar. À medida que se aproxima do aeroporto, a aeronave realiza manobras em forma de degraus até a aterrissagem. Com o novo sistema, os aviões usarão dados de satélites que permitirão um pouso suave, em linha reta.
No caso da ponte aérea Rio-São Paulo, o tempo de voo poderá ser encurtado em 20%.

Estima-se que as companhias aéreas economizem até
240 litros de querosene de aviação por viagem.
“Tudo o que vier para trazer tecnologia, segurança e rapidez é importante e é bem vinda”, diz um passageiro.
Por enquanto, apenas uma empresa treinou pilotos e instalou os equipamentos necessários para fazer uso do novo sistema, que foi desenvolvido pela Força Aérea Brasileira.
A redução de oito minutos no tempo de viagem na ponte aérea vai diminuir o custo das companhias, que passam a queimar menos combustível nos deslocamentos entre Rio de Janeiroe São Paulo. Mas será que os preços das passagens vão cair por causa disso?
Essa é a expectativa dos passageiros.
“Se tem menos custo, isso tem que ser repassado para o consumidor”, afirma uma passageira.
“Com certeza, pagar menos é sempre melhor”, afirma outro passageiro.
Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, o novo sistema será implantado ainda este ano nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos. Ele defendeu a redução dos preços das passagens.
“Não só nós devemos contar como nós devemos mostrar que a expectativa que temos é essa”, diz Moreira Franco.
Uma outra vantagem dessa tecnologia é que ela permite pousos e decolagens mais seguros em condições meteorológicas adversas. Somente este ano, o Aeroporto Santos Dumont permaneceu fechado por quase 50 horas por causa do mau tempo.

fonte : g1.com
mas andes

Autor :

Aqui você adiciona uma descrição do criador do blog ou da postagem e add uma foto do autor para editar e só ir no html e localizar esse teste ok logo acima você vai ver o link da foto para você adicionar a sua ok Tecnologia reduz em oito minutos o tempo da ponte aérea Rio-SP.
Compartilhar

Postagens Relacionadas